Saiba tudo sobre o protetor biológico Synflex®

O Synflex® é um protetor biológico para inoculantes que garante maior sobrevivência das bactérias e com isso um maior tempo entre o tratamento das sementes e o plantio.

Qual a vantagem de utilizar um protetor biológico de inoculantes?

Pesquisas mostram que mais de 90% das bactérias dos inoculantes líquidos morrem nas duas primeiras horas após a inoculação, devido à exposição ao ambiente e ao ressecamento. Os protetores biológicos aumentam a resistência das bactérias, garantindo uma maior sobrevivência das mesmas nas sementes tratadas.

O que é o SynFlex® e quais são os resultados do produto?

O SynFlex® foi avaliado durante as duas safras pelo o IF Goiano, os resultados mostraram que o tratamento de inoculação com o produto, no momento do plantio, proporcionou produtividade média de 4.242kg/ha, sendo estatisticamente superior aos tratamentos testemunha e inoculação padrão, com acréscimo de 32 e 15%, respectivamente.

O tratamento de inoculação com SynFlex®, 10 dias antes do plantio, possibilitou produtividade média de 3.731kg/ha, sendo estatisticamente superior ao tratamento testemunha e igual à inoculação padrão.

Como ele foi desenvolvido?

O SynFlex® foi desenvolvido pela equipe técnica da Microquimica, submetido a testes de eficiência agronômica, definidos pelo Ministério da Agricultura, e realizados pelo Instituto Federal Goiano para a cultura da soja.

Quais são seus os diferenciais?

É um protetor que pode ser utilizado em todos os tipos de aplicação de inoculantes líquidos, no tratamento de sementes, via sulco ou pulverização. Pode ser utilizados com inoculantes turfosos, possibilitando a dispersão da turfa e a aplicação em equipamentos de tratamento para fluidos.

O produto possibilita o tratamento antecipado em 10 dias para inoculantes líquidos e 30 dias com inoculantes turfosos.

O SynFlex® pode ser utilizados com o inoculante AzzoFix® para coinoculação em soja junto com o inoculante Atmo®. Com validade de dois anos, pode ser utilizado na safra seguinte, mantendo as suas características e garantias.

Quais os principais cuidados que o produtor tem que ter na utilização?

Os principais cuidados na utilização são relacionados à pré-mistura entre o protetor biológico e os inoculantes antes da aplicação em tanque ou tratamento das sementes.

Este procedimento é fundamental para o correto funcionamento e atuação do protetor biológico. Após o tratamento, é preciso realizar o plantio dentro do tempo recomendado e armazenar as sementes tratadas em local fresco, arejado e protegido da radiação solar.

Ler e seguir as instruções de utilização do produto sempre são fundamentais.

É possível utilizar o SynFlex® com quais inoculantes?

O SynFlex® já possui resultados comprovados com os inoculantes para soja Atmo liquido e Atmo turfoso, além do uso com nosso inoculante a base de Azospirillum, o AzzoFix®.

Como o produtor pode avaliar a eficiência do SynFlex® a campo?

A avaliação da nodulação e desenvolvimento radicular são as melhores formas de se avaliar o efeito do SynFlex®, além da produtividade.

A eficiência do inoculante e protetores devem ser avaliados no inicio do ciclo de cultivo, 15 a 20 dias após o plantio, o produtor deve retirar as plantas com cuidado para não romper as raízes e verificar a presença e o número de nódulos na raiz principal e secundária da planta.

A atividade dos nódulos pode ser avaliada realizando um corte e observando a coloração do interior do nódulo, quando os nódulos estão ativos a coloração deve ser avermelhada, o que indica a presença da substância leghemoglobina.

A avaliação da nodulação de forma geral deve ser realizada aos 35-40 dias após o plantio, com a contagem do número de nódulos na raiz principal e secundária da planta, o mínimo que deve ser observado é de 4-6 nódulos na raiz principal e entre 20 a 30 no total, quanto maior o número de nódulos melhor para a produtividade da cultura.